Pentecostes

Atos 1;8...até que do alto sejais revestidos de poder 

Significado Velho Testamento ou Antiga Aliança

Passou também a ser chamada de Festa de Pentecostes, porque é realizada 50 dias depois da Páscoa.

Embora seja conhecida também como Festa das Semanas ou da Colheita pois marcava o início da Sega, da colheita do que foi plantado. Época das primeiras chuvas. Lembrando que Jesus é a nossa primícia .

Trata-se de uma festa que fala da prosperidade, da colheita daquilo que foi semeado. A palavra em hebraico para esta festa é Shavuot, que significa sete semanas. Ao final da colheita do cereal eram feitas entregas das chamadas primícias, ou a entrega dos primeiros frutos (Ex 23:16).

Nova Aliança

Então, na visão neo-testamentária, Pentecostes é a descida do Espírito Santo.

Aos 50 dias depois que Jesus ressuscitou o Espírito veio sobre a Igreja (as primeiras chuvas), O tempo da Colheita para Deus se iniciou.

Foi a inauguração do ministério do Espírito, o qual veio para dar consciência missiológica à Igreja. Naquele dia mais de 3.000 pessoas se converteram e levaram o Evangelho para suas cidades de origem.

Jesus é o trigo que caiu na terra, morreu e não ficou só, mas gerou uma grande colheita. Naquele dia de Pentecostes, os primeiros frutos do penoso trabalho de Jesus foram entregues ao Pai.

A Festa da Colheita ou Festa de Pentecostes é o enchimento do Espírito para cumprimento de um propósito: converter o pecador aos pés do Senhor Jesus Cristo.

Pentecostes fala de poder, de uma autoridade que não é humana, mas divina, que reveste o homem com o poder do alto e o leva a gerar uma grande colheita, apresentando com alegria seus frutos ao Senhor.