A Festa de Hanukah fala da celebração do milagre

27-12-2011 19:58

Hanukah: Um milagre à sua espera


A Festa de Hanukah fala da celebração do milagre. Tem sido espetacular entender, a cada ano, mais sobre essa Festa, saber como acende a Hanukiá (O Candelabro de Nove Hastes) e a importância das hanukioths (As luzes da Hanukah em todas as casas, e seu sinal espiritual). Como entender essa festa e trazer à memória os Milagres de Deus?

Em Jerusalém, caminhei pelas ruas, vi casas celebrando Hanukah, o Milagre, e estive em uma delas, uma casa simples, mas singular. Alguns vibravam, dançavam, outros aplaudiam. Era clima só de festa, e em todo o tempo se dizia: o Milagre, o Milagre! Era algo simples, mas verdadeiro. Não é só religião, é conhecimento histórico, político, teológico, espiritual e profético. Das crianças que falam ao idoso mais experimentado, todos estavam celebrando ‘O Milagre’! Eles receberam presentes e comeram doce da Hanukah, o sonho com mel, que representa não deixar de crer nos novos milagres! Você quer saber quais são esses milagres? Vamos, antes, entender a história de Hanukah.

A história de Hanukah

No ano 160 aC, os gregos dominaram Jerusalém e profanaram o Templo. Apagaram a Menorá, consumiram o óleo sacerdotal (a Primeira Prensa do Getsemani), profanaram o Altar sacrificando um porco e destruíram o lugar santo com profanações. Os Macabeus, família de Nobres e Sacerdotes, que se tornou uma dinastia poderosa, na pessoa de Judá Macabeus, levantou uma revolta, em nome da limpeza do templo.

Nesse período, deram o nome dessa tomada de reinauguração do templo, dedicação, limpeza, purificação. Quando o templo estava tomado, foram acender a Menorá, mas não havia azeite para os sete dias, e não tinha como manter a Menorá acesa, pois o óleo sacerdotal só havia para um dia. Então, acenderam a Menorá e o resultado foi que o óleo para um dia ficou aceso oito, até chegar a nova prensa, e foi uma explosão de milagres. Israel recebeu nova credibilidade, a autoestima do povo explodiu de alegria, os rabinos recobraram sua fé, e começou o sinal do Milagre. Daí se instituiu a Festa da Dedicação.

Oito bênçãos específicas do milagre

Os rabinos ficaram mais atentos ao Milagre da Unção, da Luz acesa durante os oito dias. Por isso, eles celebram e incentivam o povo a ver o que Deus faz quando Seus filhos estão em linha com a Palavra. O fraco fica forte, e o que não possui força recebe do Senhor a fortaleza.

O Midrashi – Hermenêutica hebraica, vinda do Talmude – fala interpretativamente que o Milagre tem oito bênçãos específicas. Vejamos a interpretação da Festa das Luzes e suas proclamações.

1. Força para Lutar: Vencer o inimigo forte com o Deus Todo Poderoso;
2. Fé para tirar o inimigo do Templo: O Templo não pode ser profanado;
3. Coragem para derrubar o adversário: Não deixar de pé a afronta da nossa casa;
4. Ação para limpar o templo e tirar suas contaminações;
5. Esperança para saber que Deus vai trazer capacitação e inimigo não voltar;
6. Estratégia para manter o templo limpo, e devolver os valores sagrados;
7. Decisão para acender a Menorá, para trazer a presença de Deus;
8. Manter o óleo para provisão: não deixar acabar a unção, responsabilidade. 

João 10:22-42. Se Yeshua esteve em uma dessas Festas, o que Ele foi fazer lá? Gostaria de deixar claro que Ele estava fora do Templo, no Pórtico de Salomão, onde se colocava a Hanukiah, quando se completavam as sete luzes e acendia a oitava. Ele é a Menorá de sete hastes, e estava no lugar onde o testemunho era apresentado à sociedade, aos fiéis. Em outras palavras, Jesus denunciava que Ele era o Milagre que todos estavam precisando. Agora, com base nesse texto do Evangelho de João, veremos oito Milagres de Deus em nossas vidas.

1. Revelar caráter de Filho (versos 24b e 25);
2. Denunciar que é do seu aprisco (versos 26 e 27);
3. Liberar vida eterna, salvação para os que Lhe seguem (versos 28 e 29);
4. Declarar a unidade do Pai e do Filho (versos 29, 30 e 38);
5. Mostrar os Milagres do Pai (verso 32);
6. Apresentar o Caráter de Filho (versos 33 a 36);
7. Receber livramento de morte, escapar das pedradas de morte, sem argumento (versos 31 e 39);
8. Voltar para o centro do propósito para levantar a multidão (versos 40 a 42).
Um Milagre. Vemos que esses oito propósitos descritos acima revelam os milagres da Festa que Jesus deu sentido.

 

 


 

Voltar