Células Multiplicação e sua Dinâmica

GANHAR

O que é uma Célula?

Base Bíblica: Atos 5;42 – “E todos os dias, no templo e nas casas, [pessoas] não cessavam de ensinar [evangelizar outras pessoas] e de anunciar a Jesus Cristo.”

Trata-se da reunião de um pequeno grupo de pessoas que tem como objetivo a evangelização e edificação.

O grupo pode ser formado a partir de 3 (três) pessoas; um líder e 2 (dois) discípulos.

O termo “Célula” é adotado para explicar melhor o funcionamento desse grupo, fazendo uma comparação como o nosso corpo físico, que é formado por células e que se reproduzem. O termo é didático.

Usa-se, como se vê em várias igrejas, outros termos, a saber:

  1. Célula de Multiplicação;
  2. Célula de Discipulado;
  3. Grupo de Crescimento;
  4. Grupo de Evangelização;
  5. Grupo Familiar;
  6. Entre outros.

Na Visão no Modelo dos Doze adotamos o termo : Célula de Evangelismo ou Multiplicação.

Roteiro da Célula

1. Chegar com antecedência de uns 15 min.;
2.
Preparar o local para receber os discípulos;
3. Apresentar os visitantes;
4. Quebra gelo.

O que é o “quebra-gelo” na Célula?

Trata-se de um momento de descontração, em torno de 5 minutos, onde o líder e os discípulos mais antigos procuram fazer alguma brincadeira “cristã” para deixar os novos convertidos ou convidados a vontade.

O objetivo é passar que embora haja seriedade no trabalho, não precisamos e nem devemos nos comportamos de forma sisuda. Segue abaixo algumas dicas. Pergunte como foi a semana; Como se comportou o time de futebol; O que aconteceu de especial.

Importante: Sempre apresente o recém chegado a todos. Cumprimente calorosamente. Enfim, a célula deve ser criativa, alegre, amistosa, mantenha o ambiente descontraído.

 

O que é uma célula de multiplicação ?

Base Bíblica: 2 Tm 2;2   E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.

A célula de multiplicação ou evangelismo, é responsável pelo ensino ao novo convertido, ou seja, onde ele começa a ter contato com o amor de Deus.

São as células de multiplicação que devem trabalhar orientadas para ganhar vidas para Jesus Cristo, que por si mesma explica-se – elas promovem a multiplicação do rebanho, que cresce de forma organizada, orientada e acompanhada.

 

Como são formadas as células de multiplicação ?

Base Bíblica: Mateus 18;20 “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”

Colossenses 1;28-29 “o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.

As células de multiplicação são formadas por pessoas salvas, já integrantes do Corpo de Cristo, que começam a orar e convidar pessoas para participarem das células levando-as a Cristo. Vejamos:

1) Ao final do segundo nível da Escola de Lideres e Capacitação Bíblica, o discípulo dará início a sua célula.

2) A célula pode ser formada a partir de 3 (três) pessoas; um líder e 2 (dois) discípulos. Preferencial, mas não obrigatoriamente, homogenias; ou seja, células de mulheres e homens.

3) Oração por 30 dias – Os integrantes da célula oram por 30 dias, por 3 vidas (amigos/familiares). Ao final desse período deve ser feito um contato amistoso, convidando as pessoas pelas quais o grupo orou, convidando as para um lanche/passeio – algo que possa manter o grupo próximo, por um período, e de forma agradável. Trata-se de um Evento de Colheita.

Nota: Nesse contato para lançar o convite – não se fala em células e igreja.

4) No dia do evento cada integrante da célula deve testemunhar/compartilhar com os convidados o que Deus tem feito na sua vida (família, finanças, saúde).

Apresenta-se o Plano de Salvação, e para os que quiserem aceitar Jesus Cristo como Senhor e Salvador, o líder, junto como o novo convertido,  fará a oração de entrega.

5) Nesse momento tem o início o segundo degrau – Consolidar as vidas (ver tópico).

6) Reiniciar o processo, oração por 30 dias... por três vidas... evento de colheita...

Nota: Células homogenias : Caso não seja possível, visto Deus enviar casais; namorados, noivos esposo/esposa, irmãos de sangue,  constitua a célula  assim mesmo – heterogênea – homens e mulheres. Com o passar do tempo,  o Espírito do Senhor fará a Obra, e trará entendimento aos participantes, que será melhor que as ministrações sejam separadas. Mulheres sendo ministradas por mulheres, e homens por homens. Essa separação é saudável pois promove maior aproximação e intimidade entre líder/discípulo/a para discussão de certos assuntos e necessidades.


O que é ministrado em uma célula de multiplicação

Temas que promovam mudanças no comportamento, no pensamento e nas atitudes, trazendo uma reflexão profunda sobre o que Jesus espera do homem e da mulher. Alguns exemplos.

  • O Plano de salvação; 
  • A Fé e oração;
  • A posição do cristão frente às coisas do mundo;
  • O Pecado e santidade;
  • Mudanças de hábitos, entre outros.

Nota: Todas os temas das ministrações semanais são direcionados pelos pastores. O objetivo é que todas células sejam ministradas no mesmo tema, isso produz o ensino do assunto para todos os discípulos.

 

Onde fazer a reunião de Célula?

Base Bíblica: Atos 5;42 – “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo.”

Atos 17; 16-17 – “E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria. De sorte que disputava [ensinava] na sinagoga com  os judeus e religiosos e, todos os dias,  na  praça, [local público]  com  os  que  se apresentavam.”

Célula de Evangelismo

  • Nos lares, principalmente.Entretanto podem e devem ser realizadas em outros locais, a saber:
  • Na escola com autorização da diretoria, antes do início das aulas. Poderá acontecer em sala de aula que não esteja sendo ocupada.
  • No trabalho antes do seu início ou intervalo do almoço.
  • Numa praça, ou em outro local público, esporadicamente, para descontrair.

Célula de Edificação (Ver Discipulado)

A reunião pode acontecer no casa do líder ou na casa de um dos 12. Importante que a reunião cumpra o seu objetivo; que sejam edificados.

As células caracterizam-se por:

  • Acontecerem em um lugar fixo;
  • Com horário estabelecido (início e fim), e ;
  • Ter tido o tema/ensino do líder, direcionado pelo pastor. Isso possibilita que todas as células na semana/mês sejam ministradas pelo mesmo assunto.

Oração da Célula por três vidas

Base Bíblica: Jó 42;7-9 “...o Senhor disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos... ide ao meu servo Jó... O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura;... e o Senhor aceitou a oração de Jó.

Os discípulos da célula devem orar por 30 dias, cada qual por 3 vidas (amigos/familiares/colegas/vizinhos) que precisam conhecer a plenitude de Deus. O objetivo e romper as fortalezas que prendem a mente das pessoas, para que possam ao final desse período, aceitar um contato amistoso e “escutar” o convite que lhe será feito (At 16; 25, 26,28,30-32)

Lembrando que a oração é uma arma poderosa

  • Oração At 16;25 - Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam...
  • Romper das fortalezas At 16;26 - De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.
  • Contato amistoso At 16;28 - Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!
  • Uma mente livre  At 16;30 ...Senhores, que devo fazer para que seja salvo ?
  • O Convite At 16;31-32 ... Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa.

 

O que é a aliança ou pacto em uma Célula?

Aliança, fala de união que confessa o mesmo propósito. Nas células a aliança é a base do relacionamento, seguem alguns exemplos:

ALIANÇA

 

LIVRO

 

CAP E VERS.

NOTA

Afirmação da Graça

 

Colossensses

 

3; 415

Amor incondicional

Alcançar Vidas

Mateus

25;31-46

 

Ganhar vidas

 

 

Assiduidade

 

Lucas

9; 57-62

Participar na célula

Confiabilidade

Provérbios

10;19/11;9,13

12;23

 

Guardar o que se fala na célula,exceto aos prs

Disponibilidade

 

Atos

 

2;47

Disponibilizar tempo

Honestidade

 

Efésios

 

4; 25-32

Conversar francamente

Oração

 

2 Tessalonissenses

 

1; 11-12

Oração pelos discípulos

Prestação de Contas

 

Ezequiel

Mateus

3;16-21

18;12-20

Estudar e meditar como crescimento

Sensibilidade

 

João

 

4; 1-29

Ouvir e Sentir

Transparência

 

Romanos

 

7; 15-25

Empenhar-se pelos discípulos

 

Onde vemos a força das células ?

Base Bíblica: Atos 5;42, 47 – “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo. “...E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que haviam de salvar.”

O texto de Atos responde com clareza. A força do evangelismo está nas reuniões que ocorrem no seio familiar, onde as pessoas sentem-se, a princípio, mais a vontade em participar. O resultado fica claro quando as células se reúnem em Macrocélulas ou em Redes, e nos cultos na igreja.

 

Eventos de Colheita

Os lideres de células, bem como as macro-células e redes devem trabalhar com eventos de evangelismo, levando a Palavra, plantando a semente e ganhando vidas. Bem organizado e planejado os eventos cumprem seu objetivo que sempre deve ser "ganhar vidas para Reino de Deus".