Consolidação e Estratégias

CONSOLIDAR

O que é a Consolidação

Base Bíblica: Atos 2

Em Atos 2, vemos como os passos tomados pelos apóstolos para manter as vidas que vieram para o Senhor Jesus. Estes passos vão nos auxiliar na Consolidação.

• É dispensar todo cuidado ao novo convertido, de modo que ele receba o ensino básico sobre como levar seu novo estilo de vida. Esse sucesso não depende somente do pastor, mas é um trabalho em equipe, Jesus não o fez sozinho, Ele discipulou.

• É conseguir que o novo convertido se afirme (doutrinar) em sua decisão por Cristo de tal maneira que experimente uma mudança de vida nas mais diversas áreas, se envolva na igreja, e que possa viver no dia-a-dia praticando tudo que está aprendendo. (At 2;42)

• É preservar a comunhão - ligar e visitar – ou seja, manter-se próximo (Companheirismo), mas não somente nos primeiros dias ou semanas seguintes a aceitação do novo convertido, mas até que ele possa caminhar com perseverança e saiba que pertence a família de Deus.

• É uma profunda comunhão com Cristo. (Is 1;16). Devemos dar o exemplo ao novo convertido. Ele nos vê como espelho. Santidade ( 1 Co 11,29) Santificar e cessar de praticar o mal.

• É Orar com o novo convertido e ensiná-lo a orar. (Sl 17;6)A oração é a nossa comunicação com o Senhor. Orar pelo novo convertido é fundamental para mantê-lo firme e para que venha prosperar. Em Romanos 15;30-32, vemos como o Apóstolo Paulo pede oração ao seu favor a fim de mantê-lo livre do inimigo.

 

Consolidando - Fonovisita 

Ligar em 24 h,

O telefone é um meio eficaz, e deve ser usado para o benefício do novo convertido. Lembrando que Paulo usava as cartas como meio de comunicação para conhecer a situação espiritual do novo convertido.

A fonovisita reafirma que estamos levando muito a sério a decisão do novo convertido em estar em Cristo. Por isso não deve ser feita de forma “mecânica” o novo convertido precisa sentir verdadeiro interesse da igreja por suas necessidades. Ele não deve ser considerado mais um “número”.

A fonovisita estreita o relacionamento, abrindo o caminho para realizar a visita pessoal.

Nota: A fonovisita precisa ocorrer nas primeiras 24 horas após o novo  convertido ter aceitado Cristo. Por exemplo : Culto no Domingo – Fonovisita na 2a. Feira  /  Culto na Quarta-feira – Fonovisita na 5a. Feira

 

Consolidando - Primeira Visita

Agendar nas próximas 36 h, aproximadamente 2 dias, após a fonovisita.

É um contato amistoso, evite falar de igreja e célula, mas se interesse em saber como foi a semana, como ele está depois da experiência de ter aceitado Jesus Cristo.

  • Caso ele exponha alguma dúvida, responda na Palavra, caso contrário, evite quaisquer comentários.
  • Descontraia um pouco, vejam quais são os seus interesses; futebol, música, cantar, tocar, leitura...
  • Ao final deixe um versículo evangelistico, ore rapidamente e libere a paz do Senhor sobre toda a família.
  • Agende uma segunda visita, em no máximo 7 dias.
     

Consolidando – Segunda Visita

Agendar nas próximas 72 h, aproximadamente 3 dias após a primeira visita.

Na segunda visita, normalmente num sábado,  devemos aproveitar o momento e compartilhar com o novo convertido algumas verdades do Reino de Deus. É um contato evangelístico. Diretrizes para uma segunda visitação:

  • Fale como estão perdoados estão os seus pecados

Apresenta a vida em que vivíamos e como éramos totalmente escravos do pecado. Quando aceitamos Jesus recebemos a redenção (salvação). Jesus torna-se Senhor da nossa vida. Nos tornamos servos dEle e da Justiça divina. Romanos 6;17-18.

Portanto expresse ao novo convertido que  a decisão que ele tomou seus pecados foram esquecidos por Deus; o que ele  era antes de aceitar Jesus não importa mais, para Jesus você tem vida nova. Colossenses 2; 13-14.

 

  • Você agora é uma nova criatura

Leia a Palavra em II Co 5;15, "e Ele morreu por todos, para que os que vivem, não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou", o passado não tem mais domínio sobre você, pois na sua vida tudo se fez novo, que fomos regenerados segundo o amor de Deus para uma vida de esperança em Cristo. I Pe 1;3 e 1;23

 

  • Deus ama você

Fale desse amor que está no evangelho de João. Em Jo 3;16, Deus deixa muito claro o amor dEle por todos nós, leia para o novo convertido "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Mostre como Jesus foi comparado quando esteve conosco aqui na terra, o duro preço que teve que pagar para que nós fossemos libertos da escravidão dos nossos pecados.

 

  • Você é filho de Deus

Você é filho de Deus. O seu relacionamento (após aceitar Jesus) com Deus mudou, até então a Palavra diz que você era criatura (não tinha elo de ligação com Deus), mas ao aceitar Jesus você passa a ser filho de Deus. Romanos 8;14-17.

 

  • Você pode viver vitoriosamente

Esclarecer que a vida dele antes de aceitar a Jesus era uma vida de derrotas, altos e baixos, fracassos, um vazio interior, porém agora liberto do pecado, por ter entregado sua via para Jesus, ele pode vir a ter vitórias.

Embora o caminho seja estreito e as lutas que virão (satanás tentará, para que você volte a fazer tudo aquilo da sua 'velha criatura'), a vitória é de todo aquele que aceita a Jesus. I Co 15;57 Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.


         Dicas - Assegurando o sucesso na Visita

  • Tenha muito cuidado com a aparência pessoal, pois a família do novo convertido, pode ser que seja de uma igreja tradicional;
  • Lembre-se que você estará representando a imagem da sua igreja, e Deus enquanto Seu embaixador 2 Co 5;20;
  • Seja pontual, tanto na chegada como na saída, e evite comparecer em horário de almoço;

 

A Consolidação envolve ainda:

Pré-Encontro

Os 6;3 – “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor..."

São ministrações para que o novo convertido compreenda a sua posição espiritual, após aceitar Jesus Cristo.

O Pré-Encontro é dividido em 4 reuniões, uma por semana, com estudos específicos para a vida do novo discípulo.

  • 1a. Sem O pecado e suas consequências     Rm 3;23
  • 2a.  Sem O primeiro Adão e o último Adão   1 Co  15;22
  • 3a. Sem Somos santos e filhos de Deus       1 Jo 3;11  / 1 Pe 1;15-16
  • 4a. Sem Quem somos em Cristo Jesus         Ef 2;6

 

Encontro com Deus

Gn 32;22-28 - “Levantou-se naquela mesma noite..., ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. ... Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.”

O Encontro com Deus, faz parte do processo de Consolidação. Ele se divide em três fases. Pré-Encontro, Encontro e Pós-Encontro.

Trata-se de uma experiência sobrenatural com Jesus Cristo, com o Espírito Santo e as Escrituras Sagradas (Bíblia), onde, através de ministrações com princípios bíblicos, o Senhor leva o novo convertido a entender e desejar o amor, a relação íntima e próxima, com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Num período de 3 (três) dias são ministrados os temas abaixo citados, com o propósito de fazer o novo convertido entender e querer para sua vida mudanças profundas, na sua forma de pensar e se comportar.

Essa nova posição o conduzirá ao início de uma nova vida, para isso são ministrados temas como: Arrependimento, Cura Interior, Libertação,    Perdão, Oração entre outros temas.

 

Arrependimento

Gn 33;1-4 - “Levantando Jacó os olhos, viu que Esaú se aproximava,...E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão. Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe [lançou-se] ao pescoço e o beijou; e choraram.”

O arrependimento nos resulta em bênçãos divinas na nossa vida. Essa é a primeira mensagem de João Batista, Jesus e dos Apóstolos.

Nas cartas às igrejas da Ásia, Jesus novamente pede arrependimento. Ensinamos que para que haja o novo nascimento é necessário  que o novo convertido se arrependa dos seus pecados.

 

Perdão

A liberação do perdão, é fundamental após o arrependimento. Deus nos pede isso em Mt 6;14-15. Para que os nossos pecados sejam perdoados é necessário darmos o primeiro passo.

Ensinamos no Encontro que perdoar não é sentimento, mas sim, obediência, submissão a Deus. Ensinamos que para ser parecido com Cristo (Ef 4;32), e manter a comunhão, não pode haver falta de perdão.

 

  • Ao próximo devemos pedir perdão e perdoar

Ensinamos ao novo convertido que ele tanto deve liberar perdão ao próximo, como aceitar o pedido de perdão. Que a falta de obediência dará legalidades ao inimigo para atuar em sua vida pessoal e familiar.

Mt 6; 14-15 “Porque, se perdoares aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”

Em Mt 18;23-35 Jesus ensina com a parábola do credor incompassivo (não era afetuoso, compreensivo). Ele recebe o perdão de alguém pelo seu erro, pela sua dívida, entretanto não perdoa ao que lhe deve.

Jesus fala no versículo 34 e 35, assim como esse servo foi entregue na mão de atormentadores, para que pagasse, assim o Senhor nos entregará nas mãos do inimigo, e ficaremos com nossas amarguras, ressentimentos, animosidade (antipadia, inimizade, rancor).

Levamos o novo convertido a compreender que o perdão nos liberta dessas amarras.

 

  • A pessoa do novo convertido – Não há condenação

1 Jo 1; 8-10 “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”

 

  • Todos nós somos pecadores, mas não devemos viver na prática do pecado.

Ensinamos que Jesus, já pagou essa conta, na cruz, e Satanás que até então tinha direito de nos cobrar (credor) perdeu esse direito e não há condenação sobre a sua vida. Explicamos se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar, e que não culpar-se ou ter magoa de si mesmo.

Rm 8;1 Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

 

  • Ao Senhor devemos pedir perdão

Após o arrependimento e a confissão dos nossos pecados, levamos o novo convertido a entender que o Senhor não tem culpa de nada, que Deus é bom, que Deus é amor. Que as lutas e males eram resultados da sua forma de agir e pensar.

Ensinamos como o rei Davi no Salmo 25 ensina,  que após entregar a nossa vida para Jesus, (v.1) reconhecemos que seus caminhos são melhores, que a sua verdade salva, que Ele é bom e reto. O novo convertido entende que o problema é a sua iniqüidade, e NÃO A DEUS.

V. 11 – Por amor do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande.

O novo convertido tem uma visão do amor de Deus, reconhece a sua “rebelião” e pede perdão a Deus.

 

Libertação

At 19;17-19 – “Chegou este fato ao conhecimento de todos, assim judeus como gregos habitantes de Éfeso; veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras. Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos.”

As pessoas que aceitam Jesus como Senhor e Salvador, em sua maioria, tiveram algum envolvimento com o espiritismo, em suas diversas facções; aqueles habitantes de Éfeso, tinham confessado Jesus, mas era necessário confessarem suas obras, e destruírem publicamente [em bom tom para Satanás ouvir] tudo que os ligava a esse passado.

A decisão de aceitar Jesus, nem sempre leva, de imediato, à experiência do arrependimento. Ainda temos muitas pessoas que confessam Jesus Cristo, mais por ‘adesão’ do que conversão.

Mt 19;21-22 “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.

Jesus vê no jovem rico, uma pessoa temente a Deus, cumpridora dos mandamentos, mas não liberta da influência das riquezas.

No Encontro ensinamos que é necessário renunciar os costumes, os pensamentos, os comportamentos, as palavras de confissão contrária, as atitudes, os símbolos e tudo que possa dar legalidade ao inimigo, para que haja uma conversão pura.

É um momento onde, pela Palavra e autoridade do nome de Jesus Cristo, os poderes das trevas são confrontados e vencidos.

Entretanto, pela Palavra,  pelo sangue de Jesus, os grilhões são quebrados.

 

Cura Interior

Gn 32;30 - “Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.”

Deus nos dá a oportunidade para sararmos nossa alma das mazelas; intrigas, falta de diálogo familiar, feridas, rejeições, visão do homem como centro de tudo e etc.

O novo convertido é levado a ver que Jesus já levou sobre Ele, na cruz,  tudo isso, e portanto não precisa “teimar” em carregar, em continuar com todo esse lixo, mantendo-o preso ao passado.

O Senhor promove esse entendimento, através da Palavra, ministrada pela unção do Espírito Santo, fazendo-nos :

  • Ter uma direção;
  • Reconstruir sua vida
  • Em um lugar de paz

Gn 33; 17 E Jacó partiu para Sucote, e edificou para si uma casa, e fez palhoças para o seu gado; por isso, o lugar se chamou Sucote. [que significa EM PAZ]
 

Pós-Encontro

Ef 6;10 - “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”.

São ministrações para que o novo convertido compreenda a sua posição espiritual, aprenda a reconhecer e se defender das tentativas de retaliações de satanás, mantendo assim sua libertação.

O Pós-Encontro é dividido em 4 reuniões, uma por semana, com estudos específicos para a vida do novo discípulo. Poderá ser feito duas ministrações por final de semana.

1a. Sem A importância dom pós-encontro                 Mt 4 / I Pe 5;8
2a. Sem Conservando a libertação e a cura interior    Ef 6;10-18
3a. Sem As áreas de  contra-ataque                          Ex 14;9 / Tg 4;4 /ICo 15;30
4a. Sem Como posso deter Satanás                          Mc 3;27 / Ef 6;10-18