Discipulado

DISCIPULAR (Preparar/Ensinar)

O que é Discipulado

João 13:35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”

A Visão Celular é uma Visão de relacionamento. Trabalhando o conceito de discipulado para levar as pessoas ao compromisso com resposta. A linguagem do discipulado, não pode ser usada fora do contexto, para que, quando as pessoas disserem que estão sendo discipuladas, possam expressar-se corretamente, ou pelo menos, da forma mais apropriada do significado real da palavra, segundo o modelo de Jesus.

  • Discipulado é intimidade

Jo 1:14  “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade;”
Jo 14:16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.”

Precisamos voltar aos princípios bíblicos do Senhor, pois eles são eternos. Jesus está trazendo a Sua Igreja ao discipulado novamente. Ao vir a Terra e nos salvar, Ele morreu, ressuscitou e decidiu morar dentro de nós. Quer discipulado melhor do que esse? Não existe! Jesus habita dentro de nós. Este é um ato que nos consolida diariamente.

O discipulado de Jesus é: fazer morada. Esse é o discipulado do Mestre gerar intimidade de morada, conhecer a nossa morada e Se fazer conhecido por nós. Assim, conheça a morada do seu discípulo. Não crie argumentos. Demonstrar interesse é fundamental para criar intimidade.

 

  • Discipulado é abrir portas

Jo 1:38-39 “Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? Respondeu-lhes: Vinde, e vereis. Foram, pois, e viram onde pousava; e passaram o dia com ele; era cerca da hora décima.”

Discipulado é abrir as portas para relacionamento. Jesus nosso Mestre abriu sua casa e sentou-se à mesa com seus discípulos.

 

  • Discipulado é frutificar

Jo 15:8 “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”

No Salmo 1 a Palavra diz que o justo é como árvore frutífera que dá o fruto na estação própria, cujas folhas não murcham. As folhas são as células (Ap 2;2).  A árvore busca água no rio através da raiz, mas para isso não muda de ambiente. Assim você e os seus discípulos precisam ser. Vocês precisam ir buscar água onde ela estiver, mas sem sair do lugar no qual você está plantado e ali FRUTIFICAR.
 

  • Discipulado é prática

Jo 13:1 Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.”


Se o discipulador é coerente, ele sempre consolida o ministério do discípulo através de reuniões, macro-células, gabinetes etc. Discipulado é prática e todo líder que investe nos seus discípulos alcança um discipulado com resposta, pois todo discipulado trabalha por uma resposta.

Em todo o ministério de Jesus, vemos o Mestre andando junto com os seus discípulos, ensinando-os e comissionando-os. Ele os amou e investiu na vida deles. O lugar que amamos é o lugar no qual sentimos prazer de ficar. Faça com que seus discípulos sintam-se amados. 

 

O que é o Modelo dos 12 ou Célula de Edificação

Em termos de estrutura, são grupos homogêneos formados por 12 discípulos  frutíferos, liderados por um discipulador. O Modelo tem uma missão, representar por palavras e atos o Reino de Deus. Lc 9;1-2  “E convocando os seus doze discípulos...enviou-os a pregar o Reino de Deus...”

O líder (que é um 12) começa a reunir os líderes entre as suas células. Esses homens ou mulheres formarão o grupo dos Doze desse líder.

A célula de edificação é responsável pela formação do caráter do líder. Nela os pastores tem como objetivo fazer discípulos, discipular, formar lideres que sejam aliançados com o ministério e compromissados com a visão de ganhar vidas trabalhar para o crescimento da igreja.

Esse grupo será responsável pela administração e supervisão das células pelo apascentamento do rebanho junto com os pastores. Acrescenta-se a isso a liderança da igreja no que diz respeito aos ministérios de apoio e por todo auxílio que os pastores precisarem para governar com êxito o ministério.

Os Doze constituem-se em uma equipe de trabalho, por isso estabelecido por Deus.

  • O Governo tem um chamado especial

         Lc 6; 13 “[Jesus]...chamou a si seus discípulos, e escolheu doze deles...”

  • O Governo nasceu para dar orientação, como modelo.

         Tt 2;7 “Em tudo, te dá por exemplo de boas obras...”

  • O  Governo organiza a multidão

       Lc 9;14-15 “Porquanto estavam ali quase cinco mil homens. Disse, então, aos seus discípulos, fazei-os assentar, em grupo de cinqüenta em 

       cinqüenta. E assim o fizeram, fazendo-os assentar a todos”

  • Governo gera conquista

      At 2;14, 41 Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém,

      seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. De sorte que...naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.

  • Governo gera multiplicação

         At 2; 47 “...E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja, aqueles que haviam de se salvar.”

  • Governo é referencial a ser seguido

         2 Tm 2;2 “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis...”

 

O que é ministrado em uma célula de edificação


Na célula de edificação são ministrados vários temas com o objetivo de levar os lideres ao crescimento, edificação (aperfeiçoamento), santidade, fidelidade, caráter de Cristo, obediência e compromisso para serem referenciais e lideres de êxito.

Na célula de edificação os lideres também são levados a exercerem comunhão uns com os outros e aprendem a trabalhar em equipe conhecendo temperamento, valorizando qualidades e aceitando limitações.

Os discípulos de uma célula de edificação deve entender que forma uma equipe que se completa e que trabalha  orientada para o mesmo propósito; expandir e implantar o Reino de Deus.

 

O que é o Reencontro

É uma estratégia de edificação para lideres. O Reencontro assim como o Encontro tem o objetivo de investir tempo na presença de Deus. Depois de um longo tempo de trabalho com as células, o líder precisa ser reabastecido e ao mesmo tempo aperfeiçoado.

Discipular envolve renuncia, investimento e envolvimento, isso desgasta o líder que necessita de um renovo. O Reencontro trás bálsamo e direcionamento no cuidado e apascentamento. Também alcança áreas pessoais do líder uma vez que a Visão Celular busca sempre aperfeiçoar o caráter, como nos ensina a Palavra de Deus.

Referência Bíblica   I Pe 1;15    Pv 1;7   Ef 6;10-18     Js 1;8   Hb 4;15-16   Jô 1;1-18  Gn 37   Is 30;26    Pv 23;26   Pv 23;7  Mt 18;15-35
 

O que é a Escola de Lideres - EL

Pv 4;7 – “A sabedoria é a coisa principal, adquire, pois, a sabedoria; sim com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.”

A Escola de Líderes e Capacitação Bíblica – ELCB faz parte da Visão Celular no Modelo dos 12, exclusivamente no processo de discipulado, e tem como objetivo capacitar o novo convertido na Palavra de Deus. O funcionamento é idêntico a uma escola secular (presença/provas/trabalhos).

É estratégica, pois traz a restauração do ensino, e o temor de Deus no coração do povo. Na Escola de Lideres o novo convertido firma seus passos compreendo a vontade de Deus, aprendendo e crescendo a cada módulo, ou seja, capacitando-se para começar o trabalho de evangelismo.

2 Cr 17; 1, 7, 9-10 E Josafá...enviou ele seus príncipes ...para ensinarem. E ensinaram em Judá,e tinham consigo o livro da Lei do Senhor, e rodearam todas as cidades de Judá, e ensinaram o povo. E veio o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras...

 

Quais os Objetivos

  • Promover a habilitação dos discípulos, teologicamente, ou seja, o ensino da Palavra, e também dentro estratégia da Visão Celular no Modelo dos Doze, a fim que possam ter um desenvolvimento no ensino das suas células.
  • Gerar segurança na igreja demonstrando que seus discipuladores possuem qualificação necessária para acompanhamento no discipulado individual e celular.
  • Envolver a igreja dentro de um treinamento sistemático da fé cristã, firmando-a na sã doutrina, e consolidando a Visão Celular, como estratégia de Deus.
  • Descobrir líderes com potencial para envolvimento nas diferentes esferas da igreja.

Duração – Ano Letivo

A EL é dividida em 3 módulos, cada qual de 3 meses, com 1 aula semanal, portanto 12 aulas por módulo, totalizando em 9 meses, 36 aulas.
A EL deverá se adaptar* à realidade da igreja local, mas não pode fugir da sua proposta original, que é a de atuar na formação de seus líderes.

 

O que é ministrado

 

                     MÓDULO 1                            MÓDULO 2              MÓDULO 3
                     Disciplina                                Disciplina                 
Disciplina
01
                Salvação 
02
                Homem velho/nova natureza 
03
                O arrependimento 
04
                A Bíblia 
05
                A oração 
06
                O batismo nas águas 
07
                A fé 
08
                Espírito Santo 
09
                A imposição de mãos 
10
                Como vencer os obstáculos 
11  
12  

 

 O que é Encontro Níveis

Os Encontros de Nível I, II e III são para gerar relacionamento, comunhão e unidade entre as equipes. É também um tempo para que a liderança resgate os princípios básicos do Reino de Deus. São, portanto, Encontros que fortalecem a liderança e solidificam a formação do líder de multidões.

Os 12 têm a responsabilidade de manter a visão, como estratégia,  viva e de estarem todos nivelados em equipe.

Incentivamos os pastores e líderes a investirem em seus 12 e os levarem aos Encontros de Níveis para que cada vez sejam capacitados e renovados, pois todos os que já foram levantados como modelo nesta visão de trabalho precisam ser responsáveis,

 

O que é a Escola de Mestres

2 Cr 17; 1, 7, 9-10 E Josafá...enviou ele seus príncipes ...para ensinarem. E ensinaram em Judá,e tinham consigo o livro da Lei do Senhor, e rodearam todas as cidades de Judá, e ensinaram o povo. E veio o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras...

A Escola de Mestres nasceu para restaurar o ministério de Ensino. A Bíblia nos relata que quando Jeosafá foi levantado como rei, retirou as influências idólatras e pagãs e preparou mestres para ensinar.

A Escola de Mestres tem como objetivo formar alunos para ensinarem tanto na Escola de Líderes e Capacitação Bíblica – ELCB.

Objetiva também forjar e reter o caráter da visão, para que as pessoas tenham um entendimento ampliado da visão celular no modelo dos 12.

Enfatizamos que para se implantar a EM, é necessário passar por todas as fases em sua ordem, Pré-encontro, Encontro, Pós-encontro, Escola de Líderes e Reencontro, isso possibilitará o amadurecimento do líder e o sucesso na multiplicação.