Macro Célula e Redes

 

O que é uma Macro Célula?

Êxodo 18;21 “Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez...”

Ela é a reunião de todas as células em um mesmo lugar e horário, que facilita a ministração do líder principal das células (que é um 12 do pastor da 1a. Geração), e provoca a aproximação, relacionamento e a unidade entre os lideres e as células.

A macro célula organiza a visão no coração dos lideres, nessa reunião, a ênfase do ensino é princípio da visão: Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar.Nas macro celulas devemos convidar pessoas não cristãs - que depois podem ficar na reuinião das Redes.

Em Êxodo 18, lemos a história de um homem, líder, que se viu com uma multiplicação imensa, quase 3 milhões de pessoas; mas que não estavam organizadas. O que um líder necessita é uma estratégia de Deus para organizar e administrar aquilo que Ele entrega nas suas mãos.

 

Quando fazer a macro Célula

A sugestão é a cada 30 dias, preferencialmente, antes das reuniões das redes. As macros células fortalecem as redes.

Tempo de duração

1 hora de reunião

O que fazer

  • Oração e louvor;
  • Apresente os convidados (que levantem as mãos);
  • Palavra evangelística para estimular as células a ganharem vidas e consolida-las;
  • Oração final e bênção.

Principais objetivos

  • Fortalece os líderes de células;
  • Evidencia novos lideres;
  • Fortalece e dinamiza a rede;
  • Gerar relacionamento entre as células.
     

O que são Redes

As células evangelisticas com seus lideres se agrupam por Redes. São agrupamentos maiores, homogêneos, a saber:

  • Rede de Homens
  • Rede de Mulheres
  • Rede da Família
  • Rede de Jovens
  • Rede de Crianças

As Redes são estratégias para ganhar vidas, portanto, não são apenas para reunirmos os discípulos e líderes da Igreja.

A importância das Redes no Ministério é para que em cada reunião haja um tremendo avivamento, um aglomerar de multidões para adorar e exaltar ao Senhor Jesus. A proposta é trazer a unção de evangelismo para toda a Igreja, sendo assim, cada Rede, cumprirá o seu objetivo: avivamento para o Ministério.

 

Rede da Família

A Rede da Família consolida a visão familiar, o retorno aos princípios da família, onde o caráter do casal é tratado, o casal aprende a função dos pais e filhos e as características do Reino são impressas em cada vida que chega

 

Rede de Homens

O objetivo da Rede de Homens é ser instrumento de Deus para levantar uma multidão de homens ungidos e instruídos na formação de um exército de adoradores, capazes de conquistar os propósitos de Deus para a nação. Para isso chamamos à existência o caráter dAquele que nos deu o sonho, pois entramos nesse território já quebrando um dos maiores paradigmas do evangelismo tradicional: a conversão de multidões de homens para Deus.

 

Rede de Mulheres

Visa leva-las aos pés do Senhor Jesus Cristo e, submissas à Sua verdade para que floresçam em seus lares, como mulheres de Deus, virtuosas em meio a sua comunidade, sendo uma bênção para sua família e por fim gerando compromisso e caráter cristão.

 

Rede de Jovens

A meta é ganhar vidas para Jesus. Fazemos isto nas ruas, colégios, praças e onde for possível ir. Para isso, usamos todo os recursos que nos são disponíveis: louvor, dança e teatro.

  •     >Dança

        Juntamente com a equipe de músicos atua a equipe de dança. Coreografias são ensaiadas e ensinadas a toda congregação, como expressão de louvor ao Deus Criador conforme está escrito: "Louvem -lhe o nome com danças, cantem-lhe salmos com adufe e harpa". Sl 149:3.

  •     >Louvor e adoração

          Deus tem levantado e projetado jovens livres e ungidos para ministrar louvores, salmos e adoração ao Deus Eterno. Deus tem levado a equipe jovem de louvor a ministrar de forma muito especial e milhares de pessoas têm sido impactadas com a vida de Deus através dos cânticos ministrados.

  •     >Teatro

          Existem duas equipes distintas, as que trabalham com peças teatrais e as que trabalham com pantomimas. Ambas têm o propósito de evangelizar e ministrar a vida de Deus.

 

Rede de Crianças

O objetivo principal deste trabalho com crianças é tornar Deus realidade na vida de cada uma delas, para que conheçam a Deus como parte integrante da sua vida e não apenas como um mero personagem das “histórias bíblicas” contadas nas salinhas, onde a Bíblia é um simples livro de história e não tem aplicação prática no seu dia a dia.


Como sabemos que as Redes não são Igrejas menores dentro de uma grande Igreja, é necessário que toda equipe de liderança esteja unida com a mesma linguagem, o mesmo sentimento, a mesma alma. A Rede que não possui uma equipe unida não funciona.

 

Redes : Um Trabalho de Equipe

  • >Levantar Intercessores

Conquistamos as coisas no reino físico primeiramente no reino espiritual; todo chamado vem precedido por grandes guerras. Assim precisamos levantar líderes que sejam intercessores em suas Redes que tenham a convicção de que existem inimigos serão vencidos com guerra espiritual.
Sem esse trabalho a Rede enfraquece e deixa de cumprir o seu objetivo. Os intercessores precisam cobrir as Redes com oração e jejum, terem paixão pelo que fazem. Os intercessores devem ter paixão por famílias, homens, mulheres, jovens.

  • >Envolver Consolidação

Como sabemos que as Redes não são Igrejas menores dentro de uma grande Igreja, é necessário que toda equipe de liderança esteja unida com a mesma linguagem, o mesmo sentimento, a mesma alma. A Rede que não possui uma equipe unida não funciona.

A equipe precisa compreender que não somos árvores sombreiras e frutíferas para que haja uma consolidação de excelência é fundamental levar os visitantes para as Redes. Nesse envolvimento o objetivo é chegarmos a uma grande pescaria, pois se não nos envolvermos para o crescimento do Reino não temos motivos para estar na liderança.

  • >Trabalho das Redes é diário

A Rede não trabalha somente no dia da reunião das Redes. Semanalmente precisam fazer eventos como coquetéis de evangelismo, evangelismo nas casas, cafés da manhã, evangelismos nos bairros, jantares para casais, enfim, fazer as coisas acontecerem. Lembrando que esses eventos ou macro-células não são Redes, assim como nenhum deles substitui os cultos da Rede, ou seja, as vidas ganhas nesses eventos são levados para  as Redes.