Orem por Jerusalém

A oração é pelas vidas que estão em Jerusalém.

 

Sl 122;1-9 Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à casa de DEUS’. Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém. Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta. Onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, até o testemunho de Israel, para darem graças ao nome de DEUS. Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi. orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.  Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. por causa dos meus irmãos e amigos, direi: paz esteja em ti. por causa da casa de Deus, buscarei o teu bem.

A princípio parte dos cristãos que escrevem sobre esse Salmo, relatam que ele  aponta exclusivamente para o futuro nos dias de tribulação onde parte do povo 1/3 sobreviverá, e 2/3 morrerá como cita a Palavra. Zc 13;8-9 E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus.  As pessoas que sobreviverem viverão esse Salmo. Eu respeito, e creio que realmente viverão isso porque se converterão ao Senhor Jesus, “farei passar esta terceira parte pelo fogo... Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei.

No entanto outra linha de pensamento além dessa compreensão, também ressalta as passagens que o Senhor Jesus e o Profeta Isaías dizem

Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. [Jo 17;9].

Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não haja descanso em vós, Nem deis a ele descanso, até que confirme, e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra. [Is 62;6-7]

Por isso, cristãos em qualquer nação, e nessa linha de pensamento, oram pelos que são do SENHOR em Jerusalém para os que ainda não creem em Cristo (judeus ortodoxos) se convertam [Zc 13;9b], e os que já O aceitam como Senhor e Salvador (judeus messiânicos) sejam guardados firmemente em sua fé, dada a grande tribulação. A base desse entendimento está em no livro de Efésios 4;1-4, 13 que diz: Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.

O que Deus espera de nós, é que possamos declarar e agir como Rute, a moabita, figura [tipificação] da igreja gentia, ou seja, nós, sobre quem não havia esperança, mas que, abrindo mão de sua própria agenda e planos, optou por servir em amor, submissão, companheirismo e dedicação a israelita Noemi, figura [tipificação] de Israel, desamparada, desolada, frustrada e rejeitada; e, com isso, [igreja gentia] passou a fazer parte da comunidade de Israel e de sua herança e promessa de salvação e redenção, bem como da genealogia de Jesus, o Messias de Israel.

Nesse sentido é que julgo aprovando que nossa oração por Jerusalém, Israel deve ser feita pela salvação das vidas, e sobre elas, paz de Cristo.