Páscoa cristã

JESUS CRISTO (YESHUA HAMASHIA) NÃO MORREU NA SEXTA-FEIRA?

 NÃO! 6ª FEIRA/SÁBADO 1º DIA...SÁBADO/DOMINGO 2º DIA....FALTOU O 3º DIA!

 

Mt 12;40....o Filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra.

Enquanto a tradição da igreja comemora a crucificação de Jesus Cristo (Yeshua Hamashia) na sexta-feira, os debates sobre o dia decorrem. Jesus Cristo (Yeshua Hamashia) realmente morreu na sexta-feira? Será que teria morrido dias antes, talvez na quarta-feira?

A opinião que define a sexta-feira é baseada na palavra de Marcos 15;42-43 que diz que a crucificação de Cristo ocorreu no dia da preparação, ou seja, sexta-feira, antes das 18 horas, “que é o dia anterior ao Shabat hebraico, [igrejas que o guardam adotaram nosso sábado].

Shabat é o nome dado ao dia de descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia em Genesis, após os seis dias de trabalho

Mc 15;42-43 Ao cair da tarde, como era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, 43 José de Arimatéia, ilustre membro do sinédrio, que também esperava o Reino do SENHOR (YHWH), recobrando ânimo foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus Cristo (Yeshua Hamashia).

Porém, em Mateus 12;40 Jesus Cristo (Yeshua Hamashia)  esclareceu que Ele estaria morto por três dias e três noites antes de Sua ressurreição: “Pois como Jonas esteve três dias e três noites na barriga do grande peixe, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no seio da terra.

Obviamente, não há três dias e três noites entre o anoitecer da sexta-feira e domingo de manhã. O problema parece facilmente resolvido por uma explicação sobre o que o evangelista Marcos entendeu como “Shabat”.

Junto com o Shabat (dia de sábado da semana), os judeus têm outros Shabats ao longo do ano marcando dias muito santos. Em Mateus 28;1, no texto original grego diz “no final dos shabats– [shabats é uma palavra no plural] – observando que houve mais do que um shabat (um sábado ou um dia de descanso) na semana anterior.

O primeiro dia da Festa dos Pães Ázimos ou Asmos  também era considerado como “shabat” como está em Levítico 23;5-7. “nenhum trabalho servil fareis.”Isso é shabat

No primeiro mês [primeiro mês judaico é nissan / março), aos catorze  [dias] do mês, à tardinha, é a páscoa do SENHOR (YHWH), 6 E aos quinze dias desse mês [nissan] é a festa dos pães ázimos do SENHOR (YHWH), sete dias comereis pães ázimos. 7 No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.

Então observamos pelo contexto da passagem bíblica que essa festa é celebrada em nissan, a partir do dia 15, um dia após a Páscoa (Lv 23;5-6).

Jesus (Yeshua) foi crucificado no 14º dia e Marcos 15;42-43 observa que José de Arimatéia desejada tirar o corpo de Cristo da cruz antes que o shabat começasse, ou seja, o shabat  referente a festa dos Pães Ázimos,e não o shabat semanal.

Os dias hebraicos são contados de pôr do sol a pôr do sol, assim, cada “dia” começa no pôr do sol da tarde anterior e termina no começo do por do sol do dia seguinte.Para uma melhor compreensão, passemos isso para horas. Por exemplo, o Shabat (sábado) começa na sexta-feira, às 18 h e termina no sábado às 18 h.

Vamos rastrear contando esses dias e ver como eles atendem ao padrão estabelecido no livro de Levítico, começando 9 dias antes da crucificação e morte quando a Palavra nos revela que Jesus (Yeshua) estava em Jericó

 

DIA UM – SEXTA FEIRA – 9º dia de Nissan (Corresponde ao dia 22 do mês de Março)

Sabemos pelas passagens acima dos evangelistas Lucas e Marcos que Jesus Cristo (Yeshua Hamashia) estava em Jericó, antes de viajar para Betânia.

Lc 19;1   Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade.

Mc 10;46 Depois chegaram a Jericó...

Ele teria que estar em Betânia antes de começar o pôr do sol de sexta feira, já que o pôr do sol do Shabat (18 h da sexta-feira) estaria começando e viagem de longa distância  não era permitida.

Na descrição desse fato, o Apóstolo João em 12;1 menciona que Jesus Cristo (Yeshua Hamashia) viajou a Betânia seis dias antes da Páscoa. "Veio, pois Jesus seis dias antes da páscoa, à Betânia..."

 

DIA DOIS – SÁBADO (18 h da 6ª f – 18 h do sábado ) –  10º dia de Nissan

No livro do Apóstolo João 12; 12-13, diz que "No dia seguinte [10º dia] muitas pessoas que vieram para a festa, quando ouviram que Jesus Cristo (Yeshua Hamashia) estava chegando a Jerusalém, pegaram ramos de palmeiras e foram se encontrar com Ele e gritavam Hosana! Bendito é o Rei de Israel que veio em nome do SENHOR (YHWH).

Sua entrada em Jerusalém no 10º dia de nissan também corresponde a Êxodo 12;3,5-6, em que um cordeiro era separado do rebanho e colocado à disposição para ser sacrificado na Páscoa. Veja a descrição e compare com os dias de Jesus Cristo (Yeshua Hamashia).

Falai a toda a congregação de Israel dizendo: Ao décimo dia desse mês [10º dia de nissan / para nós 10 dia de março], tomará para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. 5 O cordeiro será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas. 6 e o guardareis até o décimo quarto dia desse mês [14º dia de nissan/março], e toda a assembléia da congregação de Israel o matará à tardinha.

Nesse dia, 10º. dia de nissan Jesus Cristo (Yeshua Hamashia) vindo Ele de Betânia para Jerusalém, estava se separando e colocando-se à disposição vindo. Recebido pelo povo como o Messias, o Rei, o seu propósito primário naquele momento era

morrer, como Ele explicou  o Apóstolo João em 12;23-33.
 

DIA TRÊS - DOMINGO (18 h do Sábado – 18 h do domingo ) - 11º dia de Nissan

Durante esse período, o Cordeiro de Deus estava colocado à disposição pública em entre Betânia, ensinando às pessoas muitas coisas. Vale ressaltar que algumas das parábolas e profecias mais conhecidas de Jesus Cristo (Yeshua Hamashia) foram ditas durante esses próximos dias.


DIA QUATRO - SEGUNDA FEIRA (18 h do Domingo – 18 h da 2ª feira) - 12º dia de Nissan

Um dia quieto em Betânia  que foi passado na casa de Simão,  o leproso, conforme relatou o Apóstolo Mateus 26;2-6
 

DIA CINCO - TERÇA FEIRA (18 h da 2ª feira – 18 h da 3ª feira) - 13º dia de Nissan

Assim como o cordeiro citado em Êxodo aguardava o dia do sacrifício, Jesus Cristo (Yeshua Hamashia), também passava esse dia agardando sua morte.


DIA SEIS - QUARTA FEIRA (18 h da 3ª feira – 18 h da 4ª feira) - 14º dia de Nissan

Acontece a Última Ceia na refeição de Páscoa descrita pelo Evangelista Lucas em 22;15-20 e o Apóstolo João em 13;17  Jesus Cristo (Yeshua Hamashia) ofereceu a seus discípulos o pão partido e o vinho representando Seu próprio corpo e sangue.

Foi preso no após a traição de Judas, e após vários interrogatórios foi espancado e finalmente crucificado na quarta-feira à tarde.

Lv 23;5 No primeiro mês [primeiro mês judaico é nissan / março), aos catorze  [dias] do mês, à tardinha, é a páscoa do SENHOR (YHWH)

Ex 12;5 O cordeiro será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas. 6 e o guardareis até o décimo quarto dia desse mês [14º dia de nissan/março], e toda a assembléia da congregação de Israel o matará à tardinha.

Os preparativos para o enterro foram feiras antes do pôr do sol, portanto antes  das 18 h, conforme descrito no início desse estudo, mas repetido aqui para melhor compreensão.

O primeiro dia da Festa dos Pães Ázimos também era considerado como “shabat” como está em Levítico 23;6  E aos quinze dias desse mês [nissan] é a festa dos pães ázimos do SENHOR (YHWH)...7 No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. [shabat].

 

OS TRÊS DIAS NO TÚMULO – VAMOS CONTÁ-LOS.

1º DIA – QUINTA FEIRA (18 h da 4ª feira – 18 h da 5ª feira) - 15º dia de Nissan

Primeira noite e primeiro dia completos.

O livro de Levítico designa o 14º dia de Nissan como o dia de se observar a Páscoa. Jesus Cristo (Yeshua Hamashia) foi colocado no túmulo antes do pôr do sol de quarta-feira e permaneceu sua primeira noite e dia completos no túmulo. No dia seguinte, no 15º de Nissan, tinha início a festa dos Pães Ázimos.

Festa dos Pães Ázimos ou Asmos –Ausência absoluta de fermento, nos pães e na casa que passava (dias antes) por uma vistoria, que por conotação simbolizava o pecado. Sugiro ler sobre as festas na Antiga Aliança)

O pão ázimo era pão puro, sem a “contaminação” do fermento. Jesus Cristo (Yeshua Hamashia) era puro e imaculado e sem pecado, veja o respaldo em Êxodo 12;5 O cordeiro será sem defeito...

 

2º DIA - SEXTA FEIRA (18 h da 5ª feira – 18 h da 6ª feira) - 16º dia de Nissan

Segunda noite e segundo dia completos.

Observação interessante: Durante a observância judaica dessa festa, alguns dos pães ázimos deviam ser escondidos pelo pai por algum tempo, somente para serem trazidos e comidos mais tarde.

 

3º DIA - SÁBADO (18 h da 6ª feira – 18 h da Sábado) - 17º dia de Nissan

Terceira noite e terceiro dia completos.

O corpo de Jesus Cristo (Yeshua Hamashia) estava no túmulo pela terceira noite após sua crucificação. Algum tempo depois do pôr do sol de sábado à noite (portanto o início de domingo), Jesus Cristo (Yeshua Hamashia) se levantou da morte. Assim, Ele ficou no túmulo por três dias e três noites como profetizado.

Finalizando, no domingo (iniciado a partir das 18 h da Sábado) pela manhã, quando Maria Madalena e outra Maria foram ao túmulo (Mt 28;1, ler também em Mc, Lc e Jo) com ervas aromáticas, encontraram o túmulo vazio.

Portanto cumpriram-se os três dias e as três noites no túmulo. Em algum momento depois das 18 h do sábado (3º dia), Jesus se levanta. Venceu a morte e o diabo! Aleluia!

Mt 12;40....o Filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra.   Lc 18:33  ...e ao terceiro dia ressuscitará.

 

              

 

 

 

 

 

 

Adquira a Apostila Páscoa Cristã

Ver Item Loja