Cristão e as Práticas Holísticas

 
É muito importante que nós cristãos estejamos atentos aos enganos que nos cercam. Um deles está associado às Terapias Holísticas.
 
O QUE SÃO TERAPIAS HOLÍSTICAS?
 
As Terapias Holísticas (1) são tratamentos que cuidam do ser humano sob a perspectiva de um sistema que envolve o espiritual, o mental, o emocional e o físico. Acredita-se que a causa dos problemas humanos está no espírito do homem. 
 
Os terapeutas holísticos se apropriam de um princípio da física quântica que diz que “pensamentos negativos geram emoções negativas”. Sendo assim, é no “eu interior” que nascem os sofrimentos humanos. 
 
Os problemas que nascem no espiritual acabam se refletindo finalmente no corpo físico. O tratamento consiste na busca do equilíbrio do espiritual com o físico através de técnicas científicas e religiosas.
 
Segundo uma das promotoras do tratamento (2), a perda da fé em si mesmo, nos seus princípios e propósitos, acarreta doenças. Logo a falta de fé, que não se trata aqui de fé no Cristo da Bíblia, é a causa dos sofrimentos da humanidade.
 
O “CHAMADO” DO TERAPEUTA
 
O terapeuta holístico é considerado como alguém vocacionado para ouvir aqueles que estão passando por problemas. Ele não é um médico, nem muito menos lida com pacientes, ele é alguém que adota para si alguns princípios como o amor ao próximo, respeito e o serviço, além disso, deve ser o exemplo real daquilo que ensina na terapia. 
 
O que capacita alguém a ser um Terapeuta Holístico, segundo diz uma das instrutoras (2), é a quantidade de “horas de experiências”. Ou seja, através de tentativas e erros é que se encontra o caminho para o tratamento dos problemas. 
 
O objetivo na terapia é liberar uma força que não está nesse mundo (3). Os consultantes são instruídos a buscarem essa força que existem dentro deles, através da união de ciência e espiritualidade. 
 
O PRINCÍPIO FILOSÓFICO DA TERAPIA HOLÍSTICA. 
 
É no filósofo grego Aristóteles que o princípio do holísmo é encontrado. Aristóteles afirma que “o todo é maior do que a simples somas das suas partes”. É em busca da integração com o todo que a terapia propõe uma saída para as desarmonias humanas.
Um dos pioneiros do holísmo explica que “a tendência da natureza, através da evolução criativa, é a formar qualquer “todo” como sendo maior do que a soma de suas partes” (4). Encontramos ecos do princípio Aristotélico nessa colocação. Teria algum problema para um cristão esse tipo de tratamento alternativo?
 
O PROBLEMA DA TERAPIA HOLÍSTICA PARA UM CRISTÃO
 
É importante fazer a diferenciação entre os tratamentos naturais, feitos com elementos da natureza, que nenhum mal pode trazer à fé cristã, e o misticismo (espiritualismo dado a eles) das terapias holísticas. Muito do que se vê no holísmo é resultado de uma filosofia ocultista e mística. Além disso, seus tratamentos fazem usos de muitos aspectos das religiões orientais, como os chacras e a yoga. 
 
Outra questão aparentemente naturalista é o tratamento por meio de essências florais (5). Cada essência é usada para colocar o consultado em equilíbrio com a natureza. Dessa forma, o terapeuta acredita está sanando um problema de ordem espiritual. 
 
O antropocentrismo, isto é, o homem no centro do universo, dessa filosofia ocultista fica claro nas palavras do psicólogo Jack Gibb (6): “A pressuposição absoluta que muitos de nós estamos adotando no Movimento de Saúde Holística é que todas as coisas necessárias à criação da minha vida se acham em mim...Eu creio que sou Deus, e creio que você também é.…” (grifo nosso).
 
Portanto, os princípios da Terapia Holística não encontram respaldo bíblico, muito pelo contrário. O Criador a quem servimos foi revelado em Cristo e é na vida dele que encontramos a verdadeira paz interior, e principalmente, paz com Deus. 
 
Precisamos lembrar o que disse Paulo, “tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo” (Cl 2;8). 
 
FONTES
https://pastorleonardofelix.blogspot.com.br/search/label/Heresias
 
(1) (2) LUZ DA SERRA (Ed.). O que é Terapia Holística. 2013. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=RHcIUBh3Nd0>. Acesso em: 21 out. 2016.
 
(3) LUZ DA SERRA (Ed.). O Terapeuta Chamado para Ser. 2013. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=7GIqC0MUxQ0>. Acesso em: 21 out. 2016.
 
(4) WIKIPÉDIA. Holismo. [20--]. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Holismo>. Acesso em: 21 out. 2016.
 
(5) BACH, Florais de (Ed.). O que são os florais de bach. [20--]. Disponível em: www.floraisdebach.org.br/o_que_sao_os_florais_do_dr_bach.htm>. Acesso em: 21 out. 2016.
 
(6) SOUZA, Márcio. Tratamentos Alternativos e Alternativas Perigosas. [20--]. Disponível em: <https://www.icp.com.br/34materia3.asp>. Acesso em: 21 out. 2016.