O que é a Visão Celular no Modelo dos Doze

Êxodo 18; 13-25

13 No dia seguinte, assentou-se Moisés para julgar o povo... 14 Vendo, pois, o sogro de Moisés...disse: ... Por que te assentas só..? 15 Respondeu...É porque o povo me vem a mim para consultar . 17 O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. 18 Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer. 20 ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer.21 Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; 22 para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão... 25 Escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os constituiu por cabeças sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez.

Nessa passagem vemos como Deus instrui um líder a exercer melhor o governo. Trabalhar com grupos, possibilitou a Moisés cuidar melhor do povo. Os lideres por ele levantados, eram capazes de atender as pessoas, sobretudo conhecer as suas necessidades e discipulá-las.

É exatamente o que se propõe a Visão Celular; Será que Deus estava errado ? Quem refuta esse acompanhamento e trabalho em grupo, refuta a Palavra. É centralizador, porque crê que isso ‘divide’ sua autoridade, e é soberbo porque se julga auto-suficiente. Deus não estava errado. V. 26 diz: “E eles julgaram [cuidaram] o povo em todo tempo...”

Portanto:

a)  é uma forma de apascentamento, que conduz a igreja a agir fora do templo, indo em busca das almas para Cristo. Lc 10;1 ...o Senhor designou ainda outros setenta e mandou-os adiante da sua face...as cidades e lugares...

b)  da ênfase ao chamado ministerial de cada discípulo. Lc 5;10 “...E disse Jesus a Simão: Não temas, de agora em diante serás pescador de homens.”

c) é pastorear, porque os novos convertidos são acompanhados em suas necessidades, através de um líder. V. 22 para que julguem este povo em todo tempo.

d)  é o resgate da igreja do Novo Testamento, ou seja, um retorno às suas origens. Ganhar, consolidar, discipular e enviar.

I Pe 2;9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;