Lider com vida no altar

15-01-2012 11:54

3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,  4  que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, 5  não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 6  Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também, antes, vo-lo dissemos e testificamos. 7  Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 8  Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. 1 Ts 4;3-8

No homem a concupiscência  é o forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos, ou seja tenhamos rebelião.

Hebraico - rtyba e no Grego – Abiathar. Lembrando que Abiatar  era sacerdote, filho de Aitube (Aimeleque), fiel a Davi, porém mais tarde fez rebelião para ficar com Adonias  (1 Sm 22;20  -  2 Rs 2; 22, 26, 27 e 35). O altar é um lugar santificado, ungido, separado e exclusivo para o SENHOR.

Tu, pois, toma para ti das principais especiarias: da mais pura mirra, quinhentos siclos; e de canela aromática, a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos; e de cálamo aromático, duzentos e cinqüenta siclos; 24  e de cássia, quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário; e de azeite de oliveiras, um him. 25  E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista; este será o azeite da santa unção. 26  E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, 27  e a mesa com todos os seus utensílios, e o castiçal com os seus utensílios, e o altar do incenso, 28  e o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base. 29  Assim, santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas. Êxodo 30; 23

Santidade é o princípio que toca o trono. Seu nível de fé revela o seu nível de santidade, proximidade com Deus, e isso estabelece a segurança no SENHOR. Nm 14;43.

Talvez você pergunte: por que há problemas? A resposta é porque a solução parte do Santo para o santo, e não do Santo para o profano. A santidade gera frutos. Um santo não gera frutos profanos e profanos não geram frutos santos. A santidade é uma chamada. É o próprio trono de Deus que reivindica  a santidade da sua igreja, e quem menospreza isso, não despreza o homem, mas sim Deus.

Quando não temos vida no altar, a nossa comunicação com o Pai fica comprometida. Vejamos algumas atitudes que nos levam a isso.

1- Podemos começar com a falta de comunhão entre lideres e seus pastores, ou desses para com as pessoas.

O Ap. Paulo escreveu sobre isso.

1 E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. 2  Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; 3  porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens? 4  Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu, de Apolo; porventura, não sois carnais? 5 Pois quem é Paulo e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? 1 Co 3;1-5

 

2 - O pecado individual que pode comprometer todo um trabalho.

7...quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? 8 Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. 9  Um pouco de fermento leveda toda a massa. Gálatas 5;7-9

Paulo não se refere aqui a impureza (sentido da palavra fermento na bíblia) do mundo, mas sim da igreja – ou seja, nós. Podemos exemplificar as discussões passada, e não perdoadas entre lideres e pastores, pastores e pastores, e lógico entre as ovelhas. A Palavra diz em Mateus 18;23-34 que ficamos sob atormentação.

Nessa condição ficamos seriamente comprometidos. Como podemos falar do amor de Deus com a nossa mente sendo bombardeada pelo inimigo, que legalmente age em nossa vida, por causa de desavenças não resolvidas? Além disso, a “contaminação” leva a falta de convivência e isso impede a igreja de atingir os propósitos de Deus.

para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.” 1 Co 12;25


3 – Quando saímos debaixo da direção o Espírito Santo

E Jesus disse-lhes: ....acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus. Mt 16;6 
...não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam.
Mt 23;3b

Na busca de “encher a igreja”, muitos lideres promovem na igreja uma enxurrada  de práticas em sua vontade, em seus anseios e não na direção do Espírito. Pregam sujeição (rendição) a voz do Espírito, cobram postura das ovelhas, mas a hipocrisia está presente. Buscam uma devoção para si (religiosidade), produzem o orgulho em suas palavras (soberba / altivez)

Diz a Palavra: não procedais em conformidade com as suas [essas] obras”.

4 – Pecado oculto

E prevaricaram os filhos de Israel no anátema; (coisas condenadas) porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel. Josué  7;1

Ao violar a aliança com Deus, Ele não irá operar. Uma igreja que caminha com pecados ocultos não tem Sua aprovação. A igreja não vence nem os pequenos desafios. A cidade de Ai, muito inferior ao exercito de Israel venceu a batalha, porque havia pecado oculto. O pecado pode estar em uma pessoa, no exemplo citado estava em Acã.

Apenas para citar a alguns:

• Adultério de lideres – espírito que controla os púlpitos.

Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o q se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 1 Co 6:18 

• Líder Monarca – que decide tudo e tudo tem que passar por ele.

49  E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. 50  E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós. Lucas 9; 49-50

• Lideres que disputam lugar pelo púlpito – por ciúmes - uma das raposinhas que procuram invadir a igreja.

Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. Cantares 2;15.

• Sonegar imposto

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Rm 13;7

• Aborrecer as pessoas (detestar)

Não odiarás a teu irmão no teu coração...  Lv 19;17a

• Amaldiçoar (falar mal)

 domar a língua...  Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus: 15  Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.  Tg 3;8-9, 15

• Semear contendas

 é a sétima coisa que o SENHOR abominaPv 6; 16-19

• Avareza ou Ganância  - idiolatra seus bens materiais e finaceiros, e não abre mão, em nda, pró do bem de terceiros.

E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem. 21  Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22  os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23  Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Mc 7;20-23.

Preguiça - avesso à atividades que mobilizem esforço e compromisso com a Obra.

A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma enganadora padecerá fome. Pv 19;15

Escarnecer (zombar)

O que escarnece do pobre [seja no nível de cultura / espiritual] insulta ao que o criou;  Pv 17;5

 

PASTORES E LIDERES PRECISAM:

1. PRECISAM TER O CARÁTER DE CRISTO

Pastores e lideres precisam ser convencidos que refletem a pessoa de Jesus Cristo. Convencidos do pecado , da justiça e do juízo.... para que não ERREM no altar. Precisam ter em suas vidas, sejam lideres ou membros a presença de Jesus encarnada.

O caráter de um líder com problema deve ser tratado e curado, não há remédio temporário, isso não ajuda. A ferida precisa ser exposta (confronto), somente assim, esse líder/pastor terá e reproduzirá o caráter de Cristo.

2. PRECISAM TER UMA IGREJA EM CRESCIMENTO

Aqui se aplica a ordem de Jesus em Mt 28; 19-20 – A grande comissão.
O crescimento e edificação das ovelhas NUNCA VIRÃO pela força humana. eventos, campanhas, pregadores, se forem gerados pelo homem a igreja nunca crescerá para a glória de Deus. Portanto uma igreja com vida no altar, o SENHOR dá a estratégia pelo seu Santo Espírito.

3. PRECISAM DESEJAR ALCANÇAR A DO VARÃO PERFEITO

Ef 4;11-15 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12  querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, 13  até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14  para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. 15  Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

4. PRECISAM DEVE ALCANÇAR UM NÍVEL DE RELACIO//O INTERNO E EXTERNO

A maior prova da natureza de Jesus em lideres é viver o seu amor. “que vos ameis uns aos outros”. E o reflexo disso se espalha pelos membros – no amar, no suportar, no perdoar, no exortar, no ensinar. Quando lideres demonstram isso – há santidade.

5. PRECISAM TER SEMPRE UMA LIDERANÇA HUMILDE

Mc 10; 42 Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. 43  Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; 44  e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. 45  Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

6. PRECISAM TER UNIDADE DE CORPO

Revela-se aqui os pastores e lideres que se comunicam com lideres de outros ministérios... ou seja, não se ISOLA,  não SE BASTAM EM SI. São lideres que tem VISÃO DE CONQUISTA, que somente em unidade é possível existir. Esses são lideres com vida no altar.

7. PRECISAM ENSINAR A PALAVRA

Colossenses 1:28  a quem anunciamos, admoestando (advertindo) a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo;

8.  PRECISAM CAMINHAR DE JOELHOS

Tem uma vida intensa de intercessão. “Orai sem cessar.1 Ts 5:17 

A igreja caminha, evangeliza, e discípula de joelhos. Ter um ministério forte de oração e intercessão; cujos lideres participam de seminários e ministram o ministério. (intercessão). Não se contaminam com influências televisivas. Não vem para igreja na intercessão porque tem que vir; mas ouvir o Espírito Santo, pela guerra, para a conquista.

9. PRECISAM ATUAR EM TODOS OS NÍVEIS DE BATALHA

Ef 6;12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Frases do tipo Deus nos sustenta.... fala com seus filhos.....é só uma “reza”. Nessa batalha tem que haver consistência. É necessário estudar, não somente a Palavra em seus versículos de guerra, mas livros, participar de seminários e cursos.

10. PRECISAM TER VISÃO MISSIONÁRIA

São lideres que pensam em outras pessoas que por vezes estão em lugares longínquos (grande comissão com humildade).

Rm 15;19-20 ...tenho divulgado o evangelho de Cristo, 20  esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, ;   (ou seja, em lugares onde Cristo não era conhecido) para não edificar sobre fundamento alheio

11. PRECISAM TER PENETRAÇÃO NA SOCIEDADE 

Tem que ter uma vida interagindo com a sociedade.

Tg 2 14 Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? 15  Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 16  e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? 17  Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.

12. PRECISAM TER COMUNHÃO E RESPEITO

Cl 3 12-13  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. 13  Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; Deus quer lideres que suportem uns aos outros, que perdoem – pois : vers. 14  acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

13. PRECISAM DAR BOM TESTEMUNHO P/ OS INCRÉDULOS

Jo 13; 35  Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

14. PRECISAM  FAZER DISCIPULADO
Ensino coletivo ou pessoal entre pastores e lideres.

15. PRECISAM TER EM MENTE QUE O MINISTÉRIO TEM COMO:

Fundamento – o caráter  
Natureza – o serviço   
Motivo – a paz   
Medida – o sacrifício
Autoridade – a submissão  
Propósito – a glória de Deus 
Ferramenta – a Palavra e a oração
Privilégio – o crescimento    
Poder – Espírito Santo   
Modelo – Jesus Cristo.

 

Conselho de Jesus para nós suas ovelhas....

“aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. “ Apocalipse 3;18

Voltar