Maldição / Influência Hereditária

 

Nesse breve texto, quero deixar claro que respeito a opinião de corrente teológica contrária ao tema cuja base de defesa é o livro do profeta Ezequiel.

Veremos oportunamente essa passagem adiante. Também expresso que creio que Cristo nos resgatou da maldição.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Gl 3;13

E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que pensais, vós, os que usais esta parábola sobre a terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram? Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nunca mais direis esta parábola em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Ez 18;1-4

O QUE MAIS A BIBLIA DIZ

A Bíblia menciona as de gerações em vários lugares (Ex 20;5; 34;7, Nm 14;18, Dt 5;9). Uma observação simples parecerá injusto da parte de Deus punir descendentes pelos pecados dos seus pais, exceto se observarmos de uma perspectiva terrena.

O SENHOR sabe que os efeitos do pecado podem ser passados de uma geração para a seguinte.

Quando os antepassados (pais/avós/bisavós/tataravós) tiveram um estilo de vida pecaminoso, ou quando receberam uma palavra de morte, roubo e destruição (Jo 10;10 diz, o ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir...) e aceitaram isso para sua vida passando a sofrer essa uma ofensa destrutiva seja ela psicológica ou física (para morte e doença no corpo), a sua descendência (sua geração) são susceptíveis a seguir/sofrer com a mesma sentença maldita.

Entretanto, é importante deixar claro que as gerações são susceptíveis (ou seja, até podem receber o decreto) e por vezes atingidas dolorosamente por falta de conhecimento da Palavra de Deus.

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei....e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Os 4;6

Quando rejeitamos o conhecimento de Deus, damos lugar ao diabo [...]

Assim a mesma influência maligna que atuou no passado, poderá influenciar/originar nas gerações decorrentes o início dos seus próprios pecados,  seguindo dentro da mesma sentença maldita lançada no passado.

A Bíblia não se contradiz, e ela nos diz especificamente que Deus não culpa os filhos pelos pecados dos seus pais, citado em Dt 24;16.

Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado.

Observe a nota sobre o versículo de Êxodo 34;7 citada pela Bíblia de Estudo Pentecostal, Revista e Corrigida, 1995, página 173.

“Os pais devem saber que seus pecados, negligência espiritual, inclusive e não se apartarem da impiedade do mundo podem levar a consequências trágicas quanto aos seus filhos. Os filhos sofrem por causa dos pecados dos pais, no sentido de geralmente seguirem seus passos no caminho da tentação ou da conivência (cumplicidade) espiritual, e daí adotam maus hábitos e atitudes que os afastarão para longe de Deus [...]