Piercing? Tatuagem em Apocalipse 19;16? Símbolos? e Imagens? Deus não Aprova!

Piercing

Piercings estão cada vez mais comuns em nossos dias. Algo que há menos uma década era olhado com reprovação e preconceito, é hoje visto em homens, mulheres, jovens e até crianças. Se a sociedade parece estar aceitando esses adereços cada vez com mais naturalidade, os cristãos parecem confusos a respeito. Afinal de contas, a questão da aparência ainda é assunto de grande discussão e controvérsia em muitos círculos evangélicos.

A primeira coisa que precisamos ter em mente quando o assunto é aparência pessoal, é que se trata de algo que muda com o tempo e com o lugar. Usos e costumes estão diretamente ligados à cultura.

Basicamente uma cultura é formada por três elementos:

  • Cosmovisão (a maneira como o povo vê o mundo),
  • Sistema de Valores (o que é importante para aquele povo) e
  • Normas de Conduta (o modo como o povo se comporta, e isso diz respeito tanto à vestimenta, como ao modo de se relacionar com os outros, etc.) [...]

Nesse ponto vale a pena a citação da Bacharel em Educação Religiosa e Ministra de Educação Cristã na 3.a.Igreja Batista de Marília, Márcia Rezende.

“Outros desavisados, defendem que o uso do piercing é bíblico, baseando-se nos textos de Gênesis 24:30, 47 e Ezequiel 16:12, onde algumas traduções mais antigas trazem a expressão "argolas no nariz". Entretanto, um estudo mais cuidadoso do termo no seu original hebraico, demonstra que estas argolas não podem ser interpretadas como "brincos", ou "piercings", pois referem-se a um tipo muito comum de colar que saía detrás da cabeça, cobrindo o nariz.”

[...] É interessante observar que o uso do piercing está diretamente a estas crenças hinduístas, que os principais locais escolhidos de colocação correspondem exatamente, aos pontos correspondentes aos chamados chakras (rodas, em sânscrito), que são os centros de energia “onde se daria” a interação entre o corpo e a mente,  onde se poderia estabelecer o controle sobre a mente e o corpo. [...]

 

Tatuagem Apocalipse 9;16

Todavia, embora o primeiro "kaì" de Ap 19;16 possa ser traduzido como "e", ou seja, "e tem sobre a veste (...)", o segundo "kaì", por outro lado, pode ser entendido como um "kaì" epexegético (ou seja, explicativo). Em outras palavras, o segundo "e" do versículo, "....e sobre a coxa dele" deveria ser traduzido de forma explicativa, como, por exemplo, "ou seja", "isto é", "a saber”, "quer dizer" etc.

Sendo assim, a tradução mais apropriada para Ap 19.16 seria: "e tem sobre a veste, isto é, [que está] sobre a sua coxa um nome escrito: Rei dos reis e Senhor dos senhores".

Declarações

Histórico do piercing

Um sinal de escravidão

Piercing - Uma consagração das partes do corpo

Piercing - Associados aos pontos chacras

Piercing – Sensualidade e Erotismo/Lascívia

Piercing - Objeto de auto afirmação

Piercing - Piercing - Um “não” aos bons conceitos estabelecidos por Deus

Piercing - Uso habitual de colocação

Orelha Nariz  Língua Lábios Mamilos  Umbigo Sobrancelhas  Genitálias

Riscos à saúde

 

Tatuagem Apocalipse 19;16

Ponto de vista linguístico

Ponto de vista televisivo

Ponto de vista cultural

 

Amuletos, Símbolos, Imagens

Figuras Ilustrativas