Nova Era

(New Age)
 

Há décadas vem-se formando um movimento cultural, filosófico e religioso que pretende reagir contra o presente estado da humanidade e empurrando-a uma nova consciência, para uma nova forma de ser espiritual. Esta onda é chamada de Nova Era (New Age) e, hoje não há nenhum aspecto de nossa vida que já não tenha sentido seus efeitos maléficos de alguma forma.

As ideias e os objetivos da Nova Era recolhem elementos das religiões orientais, o espiritismo, as terapias alternativas, a psicologia trans-pessoal, a ecologia profunda, a astrologia, o gnosticismo e outras correntes, divulgando tudo isso de várias formas, a fim de proclamar o início de uma nova época para a humanidade.

Transpessoal (trans = ir além) caracteriza-se por ser uma experiência onde o “Eu”, o psique humano (ou seja sua mente)  ultrapassa o individual e o pessoal a fim de abarcar aspectos da humanidade da vida e do psique, buscando estudar as experiências psicológicas na saúde, educação, organizações, instituições, na filosofia, arte, cultura, educação e religiões, a fim de entender a mente da pessoa.

Ecologia Profunda é um conceito filosófico que vê a humanidade como mais um participante na "teia da vida (web of life), onde cada elemento da natureza, inclusive o homem, deve ser preservado e respeitado para garantir o equilíbrio do sistema. Ou seja, a vida se mantém por si só, onde o homem tem o mesmo valor entre a criaturas.

O verdadeiro cuidado com a Ecologia busca conservar o planeta e respeitar todas as formas de vida, especialmente a vida humana que tem um valor muito superior a todas as demais já que o homem foi feito a "imagem e semelhança de Deus". A ecologia defendida pela Nova Era diz que o homem tem o mesmo valor que um animal ou um vegetal.

O QUE É NOVA ERA

A Nova Era não é uma seita, nem uma igreja, não é uma entidade, e nem uma religião.

Trata-se duma forma de ver, pensar e atuar que muitas pessoas e organizações adotaram para mudar o mundo segundo certas crenças que têm em comum. Não tem chefe, nem regras, nem doutrinas fixas, nem disciplina comum.

A Nova Era fala de muitas coisas que tocam nossa fé: Deus, a criação, a vida, a morte, a meditação, o sentido de nossa existência. Toma diversos aspectos de muitas religiões e também das ciências e da literatura misturando-as para dar respostas fantásticas às perguntas mais importantes da vida humana. Inclusive usa uma linguagem cristã para expressar ideias muito contrárias ao cristianismo.


O QUE DEFENDE  

Seus defensores são líderes e pensadores são pessoas da "revolução contra cultural" dos anos 60 e 70 que rejeitaram os valores morais da família, e os caminhos religiosos tradicionais, para “defenderem” a libertinagem, a cultura da droga, do amor livre, da homossexualidade, do relacionamento sem compromisso, e até da questão da “escolha” do sexo.

Hoje suas ideias estão tão difundidas que grande número de pessoas as compartilham, por vezes sem terem noção.

EM QUE ACREDITA

A Nova Era trabalha com o individualismo, ou seja, cada pessoa tem o direito de formular (pensar) sobre sua própria verdade religiosa, filosófica, sua sexualidade, sua moral e ética e compartilhando crenças...
 

Outras informações constam em apostila.