Batismo nas Águas

 

Declaração pública (confissão para as pessoas) de uma nova vida, em Cristo.

Poucos dias antes de Pentecostes, Jesus estava com os discípulos e fez uma declaração importantíssima (Mt 28; 18-20). Portanto Jesus nos deu ordens para praticá-lo e para que a igreja o conserve até o dia em que Ele volte.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mt 28:18-20)

Ele não somente disse que o batismo nas águas deveria se tornar uma prática comum entre seus discípulos, como lhes deu autoridade, em nome da TRINDADE, para fazê-lo. Então por que ela frisa este versículo como parte essencial no processo de salvação juntamente com a fé?  

O batismo nas águas por imersão é mais do que um testemunho público da nossa fé. Ele representa um ato de obediência e responsabilidade. E a Palavra de Deus nos ensina que a obediência aos preceitos de Deus é melhor do que qualquer esforço humano. Significa:

  • Afirmamos que somos salvos, e que não vivemos mais para o mundo; Mudamos nossa maneira de pensar, falar, agir, reagir (atitudes) e etc.
  • Enterramos (símbolo de sepultamento) o “homem velho, a vida velha”.

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? [ao descermos às águas]  4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida [ao subirmos das águas]  . (Rm 6;3-4)