CONFISSÃO POSITIVA

Ela “prega” que o cristão obediente não deve ter doenças e nem ser pobre, deve ter muitos bens, porque Deus é o dono de tudo, e caso contrário, denota-se uma falta de fé.

  • Jargões fazem parte do vocabulário desses pastores. 
  • “Chame à existência tudo depende de você”;
  • “De acordo com o que você pedir, você receberá”;
  • “Seus atos derrotam-no ou lhe dão vitória”.;
  • “Deus me mostra aqui a quantidade de “X” pessoas que vão ofertar R$ XXXX, e de acordo com sua ação, você será impedido ou receberá sua bênção”.

Tudo isso debaixo de expressões: “Exijo”, “Decreto”, “Declaro”, “Determino”, “Reivindico”, quando deveria dizer: “Peço”, “clamo”, “rogo”, “suplico”.

“Há uma sequência de pensamento: "Diga", "Faça", "Receba" e "Conte". Jamais com humildade e reverência e sim como por imposição, como se fosse direito celestial e não favor imerecido. Porém é preciso reconhecer que é muito positivo pensar positivo, ter fé, no entanto (nesse caso) o pano de fundo é, na medida das paixões humanas, colocar o homem como figura central, e colocando Jesus e seu sacrifício a serviço crente.“ (1)

“A confissão positiva tira a centralidade de Cristo, substitui o teocentrismo, cristocentrismo [Pai e Filho no centro da nossa visa] pelo antropocentrismo. [Homem e suas práticas no centro].” (1)

Discurso antropocêntrico

O culto agora muda de lado, antes oferecido a Deus, agora é oferecido como entretenimento, entrevista com demônio, campanhas de bênçãos urgentes, onde, Deus é tem a obrigação de abençoar o fiel mediante pagamento. O movimento de confissão positiva é antropocêntrico [centrada no homem], é carregado de clichês [frases] como “eu profetizo”, “eu determino”, “eu reivindico”, “eu tomo posse”, “eu exijo meus direitos”, “eu resgato”, “eu ordeno minha benção”. [...] Tais afirmações têm uma carga psicológica positiva, determinista, entusiástica, objetivando promover um bem estar momentâneo, sucesso, prosperidade e mudança de vida. É o método psicológico com uma capa religiosa. (1)

Uma lista de frases/atitudes que o crente deve tomar para alcançar as bênçãos de “direito”, são normalmente mencionadas por esses lideres, por exemplo:

  • “Diga a coisa” positiva ou negativamente, tudo depende do indivíduo. “De acordo com o indivíduo quiser ele receberá”. Essa é a essência da confissão positiva.
  • “Faça a coisa”. “Seus atos derrotam-no ou lhe dão vitória. De acordo com sua ação, você será impedido ou receberá”.
  • “Receba a Coisa”. “Compete a nós a conexão com o dínamo do céu”. A fé é o pino da tomada. Basta conectá-lo.
  • “Conte a coisa a fim de que outros também possam crer”.

 Fonte https://monografias.brasilescola.uol.com.br/religiao/hipnose-pnl-no-culto-religioso.htm  

Bíblia Almeida Corrigida e Fiel