Neurolinguística

Programação Neurolinguística - PNL

Antes de mencionar sobre o tema, quero deixar registrada minha observação com base na seguinte citação:

E é ciência porque utiliza um método e um processo para determinar os padrões que as pessoas usam para obter resultados excepcionais naquilo que fazem. Este processo chama-se modelagem, e os padrões, habilidades e técnicas descobertas através dele estão sendo cada vez mais usados em terapia, no campo da educacional e profissional, para criar um nível de comunicação mais eficaz, um melhor desenvolvimento pessoal [...] (1)

Considero favorável se a utilização dessa técnica for única e exclusivamente para transmitir melhor o Evangelho de Cristo (...para um nível de comunicação mais eficaz...), ou seja, se melhorar a forma de falar para que as pessoas tenham compreensão, sejam edificadas para que os resultados à luz da Palavra sejam notórios e para que o Espírito Santo convença a pessoa do pecado, justiça e juízo (Jo 16;7-8)

No entanto a PNL - Programação Neurolinguística tem sido usada por “líderes religiosos”, para manipular o povo do SENHOR para ter prestígio, glória e poder e, sobretudo a aquisição de bens, principalmente nas ofertas.

 

TOM EMOTIVO, A FALA DO PASTOR COMPASSADA COM UMA MÚSICA DE FUNDO ENTRE OUTRAS TÉCNICAS

 

“Práticas [...]  PNL  são geralmente aplicadas em igrejas neopentecostais e com forte ênfase na teologia da prosperidade, logo antropocentristas [centrada no homem], porém algumas técnicas sutis são acampadas por denominações pentecostais e também tradicionais ou históricas. Um exemplo simples, que acontece em qualquer igreja, independente da linha, tradicional, pentecostal ou neopentecostal é:” (1)

...se realizar uma oração ou uma conclusão, com tom emotivo, ao falar do pastor uma música de fundo, suave, envolvente e emotiva, associando-se  as palavras do orador, podem ser fixadas mais facilmente na mente do ouvinte. Devido à emoção que a musica alude [se refere], a crítica é rebaixada e se enfraquece, abrindo assim uma porta direta no inconsciente das ovelhas.” (1)

A utilização de música durante a ministração “sempre ao fundo” tem estado presente em quase todos os ministérios, agora sofrendo um absurdo desvio de finalidade, pois o louvor para Deus, é agora instrumento de manipulação de um ambiente de preparação psicológica dos ouvintes, gerando emoção, comoção e expectativa.

“Olhando superficialmente, corre-se o risco de uma conclusão antecipada de caráter positivo que se tal técnica fosse utilizada para o bem do sujeito a fim de fixar a verdade de Deus, a vontade de Deus e a graça de Deus, nas mentes das pessoas, seria isso uma boa técnica, e que se justificaria o uso? Para uma visão simplesmente humanista sim, na visão bíblica com certeza não. Na doutrina bíblica quem convence o indivíduo é o Espírito Santo.”(1)

São oportunistas, mercadores, que se dizem pastores, e enxergam um amplo campo de colheita financeira e não almas para Cristo. Observa-se nessas igrejas grandes e pequenas as mais variadas ofertadas de soluções, bem como “milagres” como bênçãos de Deus.

No entanto com uma peculiaridade (característica) Deus é colocado como um “deus” que faz acepção de pessoas, sim àquelas que o “pastor” sabe que financeiramente são rentáveis, tornam-se as mais próximas, às que recebem mais atenção, às que recebem mais visitas e são “prestigiadas.”

Essas características entre outras se fundamentam na teologia da prosperidade que distorce o caráter de Deus. A Palavra de Deus O revela como alguém imparcial em seu trato com os seres humanos, que é misericordioso e justo inclusive para com aqueles que não O amam.

“Neste sentido, a distorção do caráter de Deus é blasfêmia. [...] não há problema com a prosperidade, a busca por riquezas não é errado enquanto a vida é mais importante a ponto da riqueza ser deixada de lado em prol do próximo, o problema reside na teologia que é empregada, “que contém doutrinas heréticas no seu bojo, chegando às raias da blasfêmia.” [...](1)

“Com uma cosmovisão (visão geral) diferente da perspectiva do evangelho, a teologia da prosperidade distorce textos bíblicos para fundamentar suas doutrinas, abandona os princípios apostólicos e elementos importantes da Reforma Protestante. [...]” (1)

 

Fonte https://monografias.brasilescola.uol.com.br/religiao/hipnose-pnl-no-culto-religioso.htm   

Bíblia Almeida Corrigida e Fiel

 

  • Confissão Positiva
  • Hipnose
  • Materialização da Fé